Crítica | Chef

Realmente, Jon Fraveau é surpreendente. Responsável pelo ousado Zathura: A Space Adventure e por transformar a Marvel no que ela é hoje, com o lançamento de Homem de Ferro, em 2008, o diretor tomou a sábia decisão de abandonar o arrojado e efeitos especiais, abraçando a simplicidade com seu novo filme, Chef.

No longa, acompanhamos Carl Casper (Jon Favreau), um renomado chef que tem sua carreira destruída após virar piada na internet. Agora, sem opções, ele decide fazer a tradicional comida de caminhão.

Enquanto cozinha especiarias cubanas e viaja de Miami a Los Angeles em um trailer customizado, Casper tem sua chance de redenção e uma forma de melhorar sua relação com seu filho, Percy (Emjay Anthony), que, desde o divórcio dos pais, sente-se extremamente isolado.

Porém, engana-se quem pensa que a culinária é o único foco do filme. Sim, obviamente, a comida pode ser considerada o tema principal, mostrada em diversas cenas passo a passo que encantam pelo seu tom quase documental e deixam qualquer um faminto, mas, quando a relação do protagonista com o filho entra em foco, todo o resto não passa de um plano de fundo.

O elenco está perfeitamente entrosado e conta com nomes como Dustin Hoffman, John Leguizamo, Robert Downey Jr., Sofia Vergara, Scarlett Johansson, Oliver Platt e Bobby Cannavale. Tudo e todos estão em seu devido lugar, sem precisar de muito esforço para isso.

A trilha sonora, repleta de músicas latinas, é ótima e de alta qualidade. A fotografia, sempre muito colorida, é um deleite. E o roteiro consegue amarrar todos seus arcos, sem deixar nada sem conclusão. 

Chef acabou sendo um filme bem acima das expectativas. Se não tiver o que fazer, assista. Se quiser se divertir, assista. Simplesmente assista.

Ficha Técnica:


Nome: Chef
Ano: 2014
Diretor: Jon Fraveau
Elenco principal: Jon Fraveau, Emjay Anthony, John Leguizamo, Oliver Platt, Bobby Cannavale, Robert Downey Jr., Sofia Vergara, Scarlett Johansson, Dustin Hoffman
Saldo final: 3,5/5

Comentários