Crítica | Chinatown [Aniversário de 40 anos]



Forget it, Jake, it's Chinatown...

Em 1969, a esposa de Polanski, Sharon Tate, foi assassinada brutalmente em Los Angeles, pela família Mason. Quatro anos após essa tragédia, Polanski retorna a Los Angeles para dirigir seu último filme em solo americano, Chinatown. O diretor foi impedido de voltar a trabalhar nos EUA devido a uma acusação de assédio sexual contra uma adolescente.

Na Los Angeles de 1930, J.J. Gittes (Jack Nicholson), um detetive particular, é procurado por uma mulher que se identifica como Evelyn Mulwray e pede que seu marido seja investigado. Após o caso se tornar público, o protagonista descobre que foi enganado quando a verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway) o procura. A partir daí, Gittes se vê preso em uma trama que envolve corrupção, incesto e assassinatos.

Chinatown é descrito como neo-noir. O noir é um dos movimentos mais cultuados de Hollywood, que teve seu auge entre as décadas de 1930 e 1950. O termo neo-noir serve para classificar filmes pós anos 60 que agregam elementos do gênero de forma modernizada.

E Chinatown é, em sua essência, uma mistura de elementos clássicos do noir com tudo que havia de inovador no gênero contemporâneo, o que resultou em um longa que homenageia o passado e, ao mesmo tempo, consegue se manter moderno e competir com outros filmes lançados na época.

Nos bastidores, ocorreram diversas discussões entre Polanski e Towne, roteirista. Uma delas foi sobre o final. O roteirista pretendia dar um final feliz à história, mas, para o diretor, o fim em que os bons triunfariam e os maus seriam punidos tiraria a originalidade da história. Polanski acabou por ganhar a discussão.

Existem muitas justificativas para Chinatown ser o clássico que é hoje. O roteiro impecável, a trilha sonora perfeita, a direção seca de Polanski, um elenco inspirado, o final duro e amargo. Mas uma coisa é certa: não se fazem mais filmes com a personalidade e charme desse.

Ficha Técnica:

Nome: Chinatown
Ano: 1974
Diretor: Roman Polanski
Elenco principal: Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston, Perry Lopez, Roman Polanski
Saldo final: 5/5

Comentários