Crítica | The Apartment (Se Meu Apartamento Falasse)

"Visto como uma comédia em 1960, The Apartment parece mais melancólico a cada ano que passa." (Hal Erickson).

Esta frase define todo o filme. Se Meu Apartamento Falasse é um filme amargo. E como é amargo. Mas junto com esta amargura surge um filme quase perfeito, uma crítica sobre a sociedade.

C.C. Baxter (Jack Lemmon) é um homem solitário e trabalhador que mora em um pequeno apartamento em Manhattan. Ele empresta este apartamento para algumas pessoas em posição de chefia na empresa onde trabalha, para que eles possam aproveitar suas aventuras sexuais sem serem incomodados. Só que tudo se complica ainda mais quando Baxter se apaixona por Fran (Shirley MacLaine), a ascensorista do prédio onde trabalha.

Billy Wilder realizou um dos roteiros mais bem escritos da história do cinema, recheado de cenas marcantes na história do cinema. É simplesmente genial. 

Jack Lemmon está excelente, e diferente de Quanto Mais Quente Melhor, aqui interpreta um personagem menos chamativo e extravagante, mas tão bom quanto. Shirley MacLaine está ótima, e até quando sua personagem está doente e de cama, consegue chamar atenção apenas para si. 

O longa lida com solidão, adultério, suicídio e é uma grande sátira sobre a sociedade corporativa. Um filme que necessita ser visto.

Ficha Técnica:

Nome: The Apartment
Ano: 1960
Diretor: Billy Wilder
Elenco principal: Jack Lemmon, Shirley MacLaine, Fred MacMurray
Saldo final: 4,5/5
IMDB


Jack Lemmon e Shirley MacLaine
Shirley MacLaine e Jack Lemmon
Jack Lemmon e Shirley MacLaine

Comentários