Crítica | 12 Years a Slave (12 Anos de Escravidão)

Steve McQueen arrisca e faz um ótimo filme.

Baseado em uma história real, o filme acompanha Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um cavaleiro negro, alfabetizado e livre nos Estados Unidos de 1841. A história segue a vida de Solomon, até que um dia ele é enganado e vendido, ilegalmente, para um fazendeiro sulista. E assim começam os 12 anos de escravidão do título.

Solomon passa por muitas pessoas e diferentes fazendas ao longo de sua jornada, mas o mais marcante é Edwin Epps (Michael Fassbender), um fazendeiro cruel e obcecado por Patsey (Lupita Nyong'o). A maior parte da narrativa se concentra nesta fazenda. E lá presenciamos um sofrimento que parece não acabar.

As atuações são o ponto forte do filme. Chiwetel Ejiofor tem a performance de uma vida. Lupita Nyong'o, mesmo em uma participação bem pequena, é um dos grandes destaques do filme. Michael Fassbender está bom, em seu papel mais interessante até agora. O resto do elenco é sensacional, como Benedict Cumberbatch, Brad Pitt, Paul Dano, Paul Giamatti e Sarah Paulson. 

12 Years a Slave é um filme necessário, que mostrou o que muitos não conseguiram. É um filme forte, mas que vale o desafio.

Ficha Técnica:

Nome: 12 Years a Slave
Ano: 2013
Diretor: Steve McQueen
Elenco principal: Chiwetel Ejiofor, Lupita Nyong'o, Michael Fassbender, Benedict Cumberbatch, Brad Pitt, Paul Dano, Paul Giamatti, Sarah Paulson. 
Saldo final: 4,5/5

Chiwetel Ejiofor

Chiwetel Ejiofor e Michael Fassbender

Michael Fassbender, Lupita Nyong'o e Chiwetel Nyong'o

Lupita Nyong'o

Comentários