Crítica | The Wolf of Wall Street (O Lobo de Wall Street)

Bem vindo ao mundo de depravados.

Martin Scorsese é um grande diretor e sempre será lembrado pelos seus clássicos, como Taxi Driver, Touro Indomável e Os Bons Companheiros. Mas ultimamente, o diretor vem se aventurando em diversos gêneros e demonstrou uma grande ousadia. Seja com A Invenção de Hugo Cabret, filme taxado como infantil, e uma bela homenagem ao cinema. Ou seja com seu último filme, O Lobo de Wall Street, inspirado na história real de Jordan Belfort.

Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um jovem que sonha com a riqueza fácil, sendo corretor da Bolsa de Valores de Wall Street. Porém, quando sua estreia na Bolsa acontece, ocorre a Black Monday, dia que abalou as estruturas de Wall Street. Sem emprego, Jordan descobre que pode conseguir muito dinheiro vendendo ações pequenas, que estão fora do pregão. São empresas ruins, que não devem nem fazer sucesso, mas rendem uma grande comissão para o corretor que as vendeu. E é com sua lábia e ajuda de velhos amigos, que Jordan funda a Stratton Oakmont, empresa que lhe trouxe rios de dinheiro.

Você pode pensar que The Wolf of Wall Street é apenas mais um filme sobre um homem que enriqueceu, se perdeu e decaiu. Mas não é. O filme é um verdadeiro hino à prevaricação. E Scorsese mostrou sem pudor o estilo de vida que seu protagonista e cia. levavam. Então espere muito sexo, festas e é claro, drogas. Por exemplo: em uma cena, Jordan e seus companheiros estão discutindo a melhor forma de realizar uma competição de arremesso de anão (sim, isso mesmo), na outra Jordan e seu pai (Rob Reiner) estão discutindo os benefícios da depilação feminina em plenos anos 80.

E nada disso seria possível sem um elenco que estivesse disposto a fazer tudo isto. E é aí que entra o ótimo Jonah Hill, Margot Robbie, Jon Bernthal, Kyle Chandler, Rob Reiner, Matthew McConaughey, Jean Dujardin e é claro, Leonardo DiCaprio. 

DiCaprio está sensacional e interpretou Jordan sem vergonha. Da mesma forma que ele faz uma cena sadomasoquista, ele faz uma cena em que seu personagem discursa na frente de uma plateia. 

Mas uma coisa é certa: O Lobo de Wall Street não é um filme para todos. Alguns podem se assustar com o estilo de vida retratado no filme. Mas isso que o fez ser excelente. Então prepare-se para se deparar com uma obra prima, incrivelmente debochada e corajosa ao extremo.

Ficha Técnica:

Nome: The Wolf of Wall Street
Ano: 2013
Diretor: Martin Scorsese
Elenco principal: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie, Jon Bernthal, Kyle Chandler, Rob Reiner, Matthew McConaughey, Jean Dujardin, P.J. Byrne, Jon Favreau, Cristin Mallioti 
Saldo final: 5/5

Jonah Hill, Leonardo DiCaprio, Margot Robbie e Jon Bernthal

Jonah Hill e Leonardo DiCaprio

Margot Robbie e Leonardo DiCaprio

Leonardo DiCaprio

Comentários