Crítica | Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain)

Mágico.

Amélie Poulain  (Audrey Tautou) é uma jovem parisiense tímida, que fora educada pelos pais, sem nenhum contato com o exterior. Com seus vinte e poucos anos, Amélie trabalha em um café e mora em um apartamento antigo. Ao encontrar uma caixa com recordações da infância de alguém, decide entregar para esta pessoa a caixa. E por meio disto, descobre a satisfação em fazer algo bom para os outros.

Amélie é uma personagem delicada e inspiradora, além de ser extremamente altruísta. Ela nunca espera nada em troca. E isto a tornou uma personagem adorável. Pena que não existem muitas pessoas como ela. O filme chega a ser surreal às vezes, mas isso provavelmente foi proposital. O longa chega a parecer uma fábula, certas vezes.

A direção, roteiro, cenários, figurino e fotografia estão impecáveis. A fotografia trás à Paris um tom de esperançoso e dá ao filme cenas extremamente confortáveis e com muito afeto.

O elenco está em perfeita sintonia e as atuações estão ótimas. Audrey Tautou está genial. A simplicidade com que ela interpreta Amélie é incrível. 

Recheado de metáforas e sonhos, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é uma celebração das coisas pequenas. O tipo de filme que se indica para todos, não por que irá mudar sua vida (por que não vai) e sim porque o filme irá arrancar pelo menos um sorriso de você. 

Ficha Técnica:

Nome: Le fabuleux destin d'Amélie Poulain
Ano: 2001
Diretor: Jean-Pierre Jeunet
Elenco principal: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Jamel Debbouze, Yolande Moreau, Dominique Pinon, Isabelle Nanty
Saldo final: 5/5

Audrey Tautou

Audrey Tautou

Comentários