Crítica | Argo

Baseado no artigo escrito por Joshuah Bearman, Argo nos transporta para 1979, em uma crise que fora mantida em sigilo até poucos anos atrás. 
1980. No meio de uma crise, quando invadem a embaixada americana em Teerã, americanos são feitos de refém. Porém, seis conseguem escapar. Para conseguir resgatá-los, o agente da CIA Tony Mendez (Ben Affleck) precisa de um plano infalível.
Para o plano, Tony conta com a ajuda do maquiador ganhador do Oscar, John Chambers (John Goodman) e do produtor Lester Siegel (Alan Arkin). Tudo isso para simular a existência de um filme, que justificaria a entrada dos seis no país. O nome do filme? Argo.
Com este filme, Ben Affleck prova porque surpreende tanto após ter despontado em meados dos anos 90. Argo se divide em duas atmosferas: A parte do Irã, com muita tensão e angústia. E a parte cômica de Los Angeles, recheada de piadas. Tudo muito bem dividido pela fotografia, que passa do tom cinzento de Teerã para o mundo colorido da Califórnia. E isto é representado em uma cena, bela e inteligente, que trata de reunir dois discursos: enquanto os atores fazem a leitura do roteiro da aventura estelar Argo, um garçom passa e a câmera o acompanha, nos levando até a cozinha, onde há uma TV ligada, com um discurso passando. E nesse discurso, uma mulher iraniana fala que, para eles, os americanos são os terroristas. E os dois discursos se unem. É lindo.
Com uma atuação boa e coesa, Affleck se destaca mesmo na confiança e coragem que conduz a história. O resto do elenco está bom em seus respectivos papéis. 
Um filme angustiante do começo ao fim. Argo representa tudo que há de bom nos últimos anos na indústria cinematográfica americana. Um filme excelente.                                        
                                                                       
Ficha Técnica:
                                                               
Nome: Argo
Ano: 2012
Diretor: Ben Affleck
Elenco principal: Ben Affleck, John Goodman, Alan Arkin, Bryan Cranston, Victor Garber, Tate Donovan, Clea DuVall, Scoot McNairy, Rory Cochrane, Christopher Denham, Kerry Bishé
Saldo final: 5/5
IMDB                                                             
Ben Affleck
John Goodman e Alan Arkin

Comentários