Resenha | As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky


As Vantagens de Ser Invisível conta, por meio de cartas, a história de Charlie em um certo espaço de tempo. Charlie é um garoto solitário, cujo melhor e único amigo suicidou-se.


Após a morte de Michael, seu amigo, ele entrou em depressão e passou a viver cada vez mais solitário. Seu dia-a-dia era monótono e sem nenhum acontecimento significante, que aos olhos dele era recheado de acontecimentos, simplesmente pelo fato dele ser muito detalhista. Mas sua vida muda radicalmente após ele conhecer 3 pessoas: Bill, seu professor, Sam e Patrick.

Bill é um daqueles professores que realmente se interessa pelo aluno e quer ver seu desenvolvimento ao passar do tempo. Eles desenvolvem uma relação desde o começo, com Bill emprestando livros para Charlie, um leitor ávido. Sam e Patrick são meio-irmãos, que estão cursando o último ano do ensino médio. Cheios de personalidade e com características próprias, aos poucos conhecem melhor Charlie, veem como ele é sensível e puro em seu interior e percebem que ele é um amigo para a vida toda.

Após isso, sua vida nunca mais seria a mesma. Sexo, drogas, bebidas, amor e até homossexualismo passaram a fazer parte de sua vida. Sam, que esconde um passado julgado por muitas pessoas e Patrick, que guardava o íntimo segredo de que era gay. Charlie, que pensa em Sam de um jeito muito maior do que “apenas amigos”, guarda tudo para si, sempre pensando no bem dela e dos outros.

Sam batucava com as mãos no volante. Patrick colocou o braço para fora do carro e fazia ondas no ar. E eu fiquei sentado entre os dois. Depois que a música terminou, eu disse uma coisa:
Eu me sinto infinito.”

As festas, Mary Elizabeth – parte importante do livro, mas não vou citar para não revelar algo que não devo -, Bob, amores errados. Tudo isso faz parte de sua vida agora. Memórias que vão permanecer para sempre e a certeza de que finalmente começou a viver.

Um livro excelente, que vai te fazer rir, chorar e sentir todas as emoções existentes. Definitivamente, um dos melhores, senão o melhor livro que eu já li. Charlie fez eu me sentir tão bem e um pouco menos solitária neste mundo. Terminei o livro com a certeza de que sempre que eu precisar, ele vai estar lá.


Saldo final: 5/5

Comentários